A prefeitura de Goiânia iniciou na última semana a implementação do pagamento de serviços públicos com cartões de crédito, débito e PIX. Impostos como o de Transmissao de Bens Imóveis (ITBI), Sobre Serviços (ISS) e Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão entre as possibilidades.
A iniciativa teve início na Câmara Municipal de Goiânia. O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou uma proposta semelhante que foi aprovada no Legislativo no início de maio e que foi vetada. O texto autorizava o pagamento destes impostos, assim como o ingresso de parques municipais, como o Zoológico de Goiânia.
Segundo o autor, a proposta surgiu com o intuito de ampliar as possibilidades de pagamento para os visitantes dos parques, como o Zoológico. Atualmente, é permitido o pagamento das taxas de entrada somente em dinheiro .
O autor ainda acrescenta que, como está, a forma de pagamento atual é um desincentivo ao turista e ao contribuinte goianiense, porque, nos dias atuais, as novas modalidades de pagamento já foram implementadas em todos os setores de serviço.
O vereador comemorou a adesão ao projeto e reiterou que, assim como foi feito no transporte público, o goianiense da mais um passo para ter uma cidade digital.
“Buscamos atender a maior parte da população que utiliza outros serviços de pagamento”, justifica Lucas Kitão.
QR Code e PIX
A adoção do novo método de pagamento está sendo feita pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e permite a adoção do QR code nas guias de arrecadação, tornando o pagamento mais flexível aos goianienses.
De acordo com a Sefin, existe a possibilidade de parcelamento de impostos em até 12 vezes. A flexibilidade, segundo a gestão, proporciona um maior controle financeiro a população, com um parcelamento sem juros.