A instituição da política municipal “Vini Jr” de combate ao racismo nos estádios, ginásios e eventos nas arenas esportivas avançou na Câmara de Goiânia. O projeto do vereador Lucas Kitão (União Brasil) foi aprovado em primeira discussão.
O projeto faz referência ao jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, vítima de recorrentes ataques racistas na Espanha e que se tornou símbolo da causa antirracista e já é embaixador da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura (Unesco).
Conforme proposto por Kitão, Goiânia terá um protocolo de divulgação e realização de campanhas educativas de combate ao racismo, nos períodos de intervalo ou que antecedem eventos esportivos ou culturais; a divulgação de políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas; a instrução de funcionários e prestadores de serviços.
“Nosso objetivo é tornar eventos culturais e esportivos locais acolhedores para toda a comunidade esportiva. Dos torcedores aos jogadores de futebol, é preciso preservar todos e punir casos de racismo em Goiânia”, afirmou o autor.