A praça entre as avenidas T-10 e T-11, no setor Bueno, receberá o nome do padre João de Bona Filho, antigo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística e que faleceu em 2022, aos 70 anos, em decorrência da dengue. O projeto de lei é do vereador Lucas Kitão (União Brasil) e avançou no Poder Legislativo nesta quarta-feira (25), após aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Conforme Kitão, o projeto é uma homenagem ao padre que exerceu uma bela função na comunidade durante 14 anos. “O padre João de Bona foi uma pessoa muito dedicada à comunidade, aos trabalhos sociais e aos membros da Paróquia. Ele foi uma pessoa muito humana, sempre preocupada com os membros e com um tratamento bastante humanizado, dedicado às pessoas e a evangelização”, justificou Kitão.

Em Goiânia, João de Bona foi vigário nas paróquias de São Paulo Apóstolo, no setor Oeste, e de Nossa Senhora Rosa Mística, no Bueno. Ele exerceu a função durante quatro anos até sua efetivação como pároco da Igreja Nossa Senhora Rosa Mística, cuja praça fica localizada em frente à sede onde será feita a homenagem póstuma.

Quem foi João de Bona Filho?

João de Bona Filho é natural de Siderópolis, interior de Santa Catarina, e foi ordenado sacerdote em 1977. O padre tem dois diplomas de nível superior, de filosofia na PUC Rio de Janeiro e Teologia na PUC Minas Gerais, além de um mestrado em Ciências Bíblicas, feito por ele em Roma, na Itália, entre os anos de 1978 e 1981.

Antes de assumir a Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, de Bona foi diretor do Instituto Teológico Dom Orione e vigário paroquial durante oito anos na cidade de Cotia, na região Metropolitana de São Paulo. Ele ainda foi pároco por 10 anos na Igreja Nossa Senhora da Divina Providência, em Belo Horizonte (MG) e teve trabalhos pastorais na periferia de Fortaleza e na cidade de Juiz de Fora (MG), onde foi diretor do Instituto Profissional Dom Orione entre os anos de 2006 e 2007.

Além dos trabalhos pastorais, o padre João de Bona Filho dedicou-se aos trabalhos sociais da Casa de Caridade Nossa Senhora Rosa Mística, na Creche Anjo da Guarda, inaugurada em 2016 e que atende crianças em Aparecida de Goiânia.

O padre faleceu na madrugada de 16 de abril de 2022, após complicações da dengue, doença que o levou a uma internação no dia 13 e que teve um quadro de piora que o levou para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde João de Bona entrou em estado grave e teve as funções renais comprometidas. O fato foi noticiado por vários jornais da Capital goianiense.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp