A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), será incluída no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia. O projeto que institui o período entre os dias 27 e 29 de agosto para a realização do evento anualmente foi aprovado em definitivo na sessão desta terça-feira (23), no plenário da Câmara Municipal.
Conforme Kitão, a aprovação do texto é um reconhecimento para que a Ficomex possa se firmar como o maior evento de comércio exterior do Brasil, com representantes de embaixadas; de câmaras de comércio exterior; de empresas brasileiras e estrangeiras; de instituições de ensino superior; e de governos estaduais.
A proposta aprovada ainda prevê que a feira terá como objetivos a promoção do intercâmbio cultural, o impulsionamento da inovação e das melhores práticas de gestão, a oportunização de negócios e parcerias estratégicas, além de fortalecer as relações internacionais.
“A feira oferece uma plataforma para que empresas locais e nacionais apresentem seus produtos e serviços a um público internacional, promovendo assim a exportação e a importação, o que contribui diretamente para o aumento das transações comerciais e para a diversificação dos mercados consumidores”, afirma o vereador.
Ficomex
O evento é organizado anualmente pela Acieg. Em 2025, o evento está marcado para ser realizado entre os dias 4 e 6 de setembro. Ele contará com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest).
Após a aprovação do projeto em definitivo na Câmara de Goiânia, o projeto de lei vai para a sanção do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).