Confira abaixo a íntegra do artigo publicado pelo vereador Lucas Kitão (PSD) no jornal O HOJE desta quinta-feira (19) em homenagem aos 90 anos da capital goianiense:
É com imensa felicidade que comemoramos os 90 anos de Goiânia. Nossa amada capital, entre as mais maravilhosas e acolhedoras cidades do Brasil, tem muito a comemorar. Um ranking da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado agora em 2023, a colocou como a oitava melhor cidade brasileira para se viver, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto, de 0,764 em uma escala de 0 a 1. Ainda assim, os desafios para transformar a cidade em um lugar cada vez melhor para os goianienses e para quem vem de fora são enormes. O centro da cidade está há anos abandonado e precisamos de políticas arrojadas e audaciosas para revitalizar o berço de nossa cidade.
Goiânia é sem dúvida uma capital referência em todo o Brasil. Somos comumente chamados de cidade verde por conta dos nossos parques; somos referência em saúde de média e alta complexidade com nossos Hugol, Crer e HGG e temos um povo extremamente acolhedor para quem vem de outros lugares do país e até de fora dele.
Uma cidade que começou com um moderno e arrojado planejamento urbano, no entanto, perdeu o controle há décadas neste quesito. De uma cidade bem planejada passamos a ser travada e obsoleta em diversos quesitos. O centro da capital goiana, por onde ela começou, vive abandonado e esquecido pelo poder público ano após ano. A saúde básica acumula filas de espera, com uma estrutura precária e com falta crônica de profissionais de saúde.
Para enfrentar essa precariedade, apresentamos diversos projetos na Câmara Municipal que apontam para uma verdadeira revitalização pungente do centro da cidade. A prefeitura se comprometeu a apresentar até o final deste mês um programa de revitalização para a zona central. Com este programa daremos incentivos fiscais para todos que pretendem investir, construir e melhorar seus negócios naquela região.
Com ele iremos reduzir em até 60% os impostos sobre serviço (ISSQN) para todos os ramos de atividades desenvolvidas naquele local histórico, o que hoje estava previsto só para o setor de tecnologia e informática. Além disso, daremos um enorme incentivo para os comerciantes e prestadores de serviços que quiserem revitalizar suas fachadas, mantendo a arquitetura fundadora do nosso centro, a art-decô, terão 8 anos de isenção no IPTU, gastando até 5% do valor venal do imóvel. Outra grande iniciativa será para quem quiser construir, incorporar e realizar novas obras no centro da cidade; terão grandes incentivos de ITBI, IPTU e ISS. Com essas iniciativas pretendemos devolver o centro da cidade para a população de bem, limpando a criminalidade e dando nova vida ao berço da nossa capital.
Temos ainda que cobrar incansavelmente a prefeitura para a melhoria da rede básica de saúde. Faltam recursos, estrutura e recursos humanos para que a população tenha uma saúde verdadeiramente gratuita e de qualidade. Sem saúde, educação e lazer, os goianienses não poderão jamais viver plenamente na cidade que amam.
Devemos aproveitar esse aniversário de 90 anos para relançar Goiânia com olhos para o futuro. Nossa comemoração deverá ser feita arregaçando as mangas e trabalhando incansavelmente para que Goiânia seja a capital referência no Brasil em qualidade de vida. Isso passa por educação de qualidade, qualificação profissional e criação de emprego e renda. Esse é meu compromisso com cada goianiense. E parte do nosso trabalho já será sentida nos próximos anos com a revitalização do centro da cidade. Desejamos a todo goianiense novos motivos para sorrir nos próximos 90 anos.